segunda-feira, 13 de junho de 2016

Tutoriais que usei para personalizar meu layout


Eu tenho blogs desde os meus treze ou quatorze anos e admito que nunca me esforcei muito no design. Eu bem que tentava no começo, mas sou super leiga nisso; então acabava pegando um layout grátis mesmo, mudava uma ou duas coisinhas e pronto, "tá lindo".

Dessa vez eu estava decidida de que queria um visual mais do meu jeitinho no blog. Usei o layout base do blog ButLariz e corri atrás de tutoriais. E hoje eu resolvi trazer um apanhadão com os links de onde eu tirei cada tutorial, pra fazer cada coisa aqui da página. Espero que ajude alguém por aí.


1. O Layout

O layout base, como já disse antes, eu tirei do blog da Larissa - o http://www.butlariz.com/. Ele é grátis e responsivo, o que é algo maravilhoso. Ela fez uma postagem bem explicadinha, indicando como achar cada código e alterar no html. Foi uma verdadeira mão na roda. Até eu consegui mexer em tudo sem explodir o computador. Viva!



2. Perfil da autora + foto redonda + redes sociais

Eu sempre achei super fofo essas fotos redondas junto com o perfil da autora no sidebar, mas eu nunca soube fazer. Mas assim que tive essa ideia de personalização, foi uma das primeiras coisas que eu procurei. Para arredondar a foto e colocar a descrição + redes sociais, eu usei um tutorial do Follow Your Dreams - que você pode ver clicando aqui.


3. Ícones das redes sociais

Os ícones que usei no perfil também são do Follow Your Dreams (veja aqui). Esse blog tem muitos freebies e tutoriais maravilhosos. Vale a pena dar uma olhada.


4. Centralizando o título das postagens

Para centralizar os títulos, eu segui o tutorial da Elaine Gaspareto que está nesse link.


5. O Cabeçalho

O cabeçalho fui eu que fiz. Peguei um vector gratuito no Freepik, baixei uma fonte legal no DaFont e montei no Photoshop CS6 com a ajuda de um monte de tutoriais.

- Para deixar o fundo transparente http://photoshopparainiciantes.com.br/fundo-transparente-no-photoshop/
- Para copiar e colar em outra imagem http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/08/como-copiar-e-colar-camadas-entre-diferentes-documentos-no-photoshop.html

Vou deixar só esses dois links porque foi os que eu mais usei e tive certa dificuldade.

**

A partir daqui vou colocar alguns tutoriais que eu ainda não usei, mas que pretendo. Só falta criar coragem de quebrar a cabeça com o HTML de novo.

6. Post-footer personalizado

O que pretendo seguir também é da ButLariz. Eu não sei se vai funcionar no meu, mas como o layout que estou usando é dela, me pareceu justo tentar. Veja aqui.


7. Colocando comentários com o Facebook

Eu já devia ter feito isso, mas a preguiça foi mais forte. Salvei o tutorial da Elaine Gaspareto (nesse link) que está super explicadinho e fácil.


8. Box de "curtir" no sidebar

A fanpage do blog foi recém criada e logo devo colocar a caixinha do Facebook aqui, e vou usar o tutorial da Elaine, que está nesse link.


Atualizado!

9. Arquivo em formato de calendário

Olhar aquele gadget tão simples para o arquivo do blog estava me deixando chateada. Cacei um pouco e encontrei esse tutorial super simples do Follow Your Dreams, para deixá-lo em forma de calendário. Veja nesse link.


10. Marcadores em duas colunas

Eu também mexi nos marcadores do blog, para deixá-los em duas colunas. Tirei tudo daqui.


11. Comentários pelo Facebook

E, por último, eu habilitei os comentários via Facebook. Segui o tutorial do Follow Your Dreams e está super fácil de acompanhar.



Eu também mudei a fonte e tamanho das letras nas postagens, mas aí eu fui mais na intuição. Olhei no post do layout base o código pra área de postagem e fui mudando.

E é basicamente isso aí. Tudo que eu usei/quero usar no meu layout. Quando bate o olho parece bem difícil de fazer, mas é bem tranquilo. É só seguir cada passo direitinho e com calma. Espero que seja útil pra alguém.

8 comentários:

  1. Optimas dicas!
    Beijos, amei seu blog segui!

    http://eyarablog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. <3
      Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. Vi você divulgando o post em um grupo e vim dar uma conferida, quando deparo com meu blog aí no meio hahaha. Fico feliz em ter ajudado <3 Sucesso com o blog, e adorei o cabeçalho! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi um anjo por ter disponibilizado esse layout. Eu nunca ia conseguir mexer se tu não tivesse deixado tudo tão explicadinho. hahah Brigada mesmo. <3

      Beijos

      Excluir
  3. adorei, ficou tudo muito fofo <3
    http://karoltomaz.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. <3
      Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  4. Amei o blog! Parabéns! :) <3

    http://www.viajandonasnuvens.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. <3
      Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir

Caroline nas Nuvens - 2016 © Todos os Direitos Reservados

Tema Base por Butlariz